Startup instala sistema de automação em cultivo protegido

/, Notícias/Startup instala sistema de automação em cultivo protegido

Startup instala sistema de automação em cultivo protegido

O meio rural catarinense vem cada vez mais buscando modernizar seus processos, aumentando a produtividade no campo. Neste sentido, uma solução inovadora na área é a irrigação totalmente automatizada, que funciona com sensores que indicam o momento certo de ligar a irrigação, baseado na umidade, temperatura e pressão do ambiente. O elo entre os agricultores e as empresas que desenvolvem essas tecnologias é realizada através do Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (NITA), que através de uma parceria com a Startup catarinense Agrotechlink instalou o sistema na plantação de morangos do agricultor Joel Eger de Ituporanga. Através da experiência dessas Unidades de Referência Tecnológicas (URT), que é onde são instalados esses sistemas, pode-se analisar o impacto da tecnologia na vida dos agricultores.
De acordo com Alexsandro Olivo, desenvolvedor da Agrotechlink o dispositivo de irrigação possibilitará ao agricultor automatizar todo o sistema de irrigação de morangos que ele tem “Hoje ele possui uma estufa de 400metros quadrados e nós viemos instalar o painel, juntamente com três sensores que possibilitarão a ele irrigar sua plantação de onde ele estiver de maneira totalmente automatizada” comenta Alexsandro.
O dispositivo de irrigação pode ser acionado sozinho ou pelos produtores rurais que acionam o sistema após receberem alertas via celular, além disso, as informações sobre a propriedade rural podem ser levadas diretamente para os técnicos que fazem a assistência técnica no município, garantindo decisões muito mais técnicas, facilitando a tomada de decisão durante o processo pelo produtor. . “A Agrotecklink está desenvolvendo esse projeto através de uma parceria de longa data com o NITA, com a SC Rural e com a Epagri, que possibilita com que as empresas desenvolvam e tragam tecnologia para o campo” enfatiza o desenvolvedor Alexsandro Olivo.
O projeto de irrigação automatizada leva uma visão empreendedora ao meio rural, agregando praticidade e facilitando a execução das tarefas, trazendo qualidade de vida para o produtor

Compartilhar
2018-07-11T18:20:42+00:00 29 junho, 2018|

Comentários

Deixar Um Comentário

Verificação de segurança *