NITA – O que é e como iniciou!

/, PDF/NITA – O que é e como iniciou!

NITA – O que é e como iniciou!

A INICIATIVA

A constituição do Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar – NITA, foi iniciativa proposta ao Governo do Estado em 2016, por ocasião da missão de supervisão ao Programa Santa Catarina Rural, realizada no mês de outubro daquele ano, pelo Banco Mundial. A adesão de Santa Catarina ao processo, deve-se ao fato de que o núcleo propõe a ampliação e oferta de tecnologias verdes para a agricultura familiar.

Santa Catarina congrega mais de 168 mil estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar, o que representa 87% do total, mostrando sua predominância e sua importância para a economia estadual, onde o PIB do setor agro representa 34%. No Brasil a agricultura familiar representa 84% dos estabelecimentos agropecuários, totalizando mais de 4,3 milhões de estabelecimentos agropecuários.

Conforme apontado, dada a importância da agricultura familiar, o NITA pretende promover o desenvolvimento, oferta e comercialização de tecnologias verdes, por parte de startups e, pequenas e médias empresas, para esse segmento. Entende-se por “Tecnologias Verdes” aquelas capazes de aumentar a renda/produtividade agropecuária; mitigar a emissão de gases efeito estufa; e adaptarem a produção agropecuária e pesqueira para serem menos suscetíveis às mudanças climáticas.

A MOTIVAÇÃO

A motivação para a consolidação dessa iniciativa, é o fato de que existem inúmeras tecnologias verdes de ponta disponíveis no mercado. Entretanto elas são pouco conhecidas pela maioria dos agricultores. Isto se deve a vários fatores, dentre os quais se destacam:
• Alto custo da tecnologia para produções em pequena escala;
• Desconhecimento por parte dos agricultores familiares das tecnologias disponíveis e os resultados proporcionados por elas;
• Distanciamento entre os profissionais que atuam na área de assistência técnica e extensão rural, seja público ou privado, do desenvolvimento tecnológico voltado para o setor; e
• Desconhecimento da realidade e importância da agricultura familiar pelas empresas desenvolvedoras de tecnologias.

Para fazer frente a este desafio organizações governamentais, privadas e acadêmicas, se reuniram para construir um arranjo interinstitucional. Com ele pretende-se melhorar a sinergia e interlocução entre os diversos segmentos envolvidos com o tema inovação na agricultura familiar. Para tanto, foi firmado acordo de cooperação técnica entre essas instituições, no dia 22 de agosto de 2017, o qual constitui formalmente o Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar – NITA. Veja o acordo de cooperação firmado na íntegra:

Termo de Cooperaçao_Assinado

Saiba um pouco mais sobre o NITA no vídeo a seguir!

Compartilhar
2018-08-06T13:40:07+00:00 02 outubro, 2017|

Comentários

Deixar Um Comentário

Verificação de segurança *