O que é Inovação Aberta (Open Innovation)?

//O que é Inovação Aberta (Open Innovation)?

O que é Inovação Aberta (Open Innovation)?

Tradicionalmente, os processos para desenvolvimento de novos negócios e o marketing de novos produtos ocorriam dentro de limites rígidos. Entretanto, vários fatores têm levado à erosão da inovação fechada, tais como:

o aumento, ao longo dos anos, da disponibilidade e mobilidade de recursos humanos altamente qualificados, ou seja, existe significativa quantidade de conhecimento fora dos laboratórios de P&D das grandes empresas.

o aumento da disponibilidade de novos recursos, os quais fazem com que se torne possível que novas e promissoras ideias sejam desenvolvidas fora da empresa, em outros laboratórios, ou em parceria com instituições de pesquisa.

A Inovação Aberta pode ser descrita como: o processo de inovação no qual indústrias e organizações promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. Ela é a combinação de ideias internas e externas, como também, caminhos internos e externos para o mercado, de modo a avançar no desenvolvimento de novas tecnologias em produtos e processos.

Alguns dos aspectos que diferenciam a Inovação Fechada da Aberta são ilustrados abaixo:

A inovação Aberta significa que deve haver uma mudança na forma em que as pessoas veem a empresa e seu ambiente, os seus departamentos fechados de pesquisa e desenvolvimento devem se abrir para ouvir, principalmente, seus parceiros dentro da própria empresa (áreas de vendas, produção, serviços de campo e outros). A empresa deve considerar o estabelecimento de cooperações com instituições de pesquisa, universidades, seus fornecedores e mesmo com os usuários de seus produtos, pois envolver outros parceiros quando do desenvolvimento de novos produtos, tecnologias ou serviços, pode agregar muito valor.

Fonte: https://www.ufrgs.br/icd/o-que-e-inovacao-aberta-open-innovation/

Compartilhar
2019-05-17T18:06:29+00:00 15 maio, 2019|

Comentários

Deixar Um Comentário

Verificação de segurança *