ManejeBem – Rede Social para Agricultores

//ManejeBem – Rede Social para Agricultores

ManejeBem – Rede Social para Agricultores

Tudo começou com um grupo do WhatsApp…Acreditem se puderem! O grupo foi criado para conectar técnicos e agricultores de todos os cantos do País e ao contrário do que muita gente pensa, o agricultor está sim conectado! No começo de 2016 éramos três estudantes de pós-graduação fazendo pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, estudando o controle ecológico de doenças e pragas agrícolas no mesmo Laboratório de Fitopatologia. Eu e minhas duas sócias estávamos cheias de inquietações. Algumas das nossas inquietações: Como levar informação para o campo? Como viabilizar a troca de conhecimento sobre manejo sustentável? Como impactar positivamente na vida de agricultores familiares?

Foi aí que surgiu a iniciativa ManejeBem com o objetivo de criar uma rede de conexão entre produtores, técnicos e pesquisadores em prol de uma agricultura mais sustentável! E como fazer isso? Bom…não foi fácil! Criamos um grupo no WhatsApp, aos poucos as pessoas que convidamos iam aderindo e timidamente trocando conhecimento. Eram perguntas diárias e acabávamos respondendo com o pouco conhecimento que tínhamos que somava com a experiência prática de outros. As informações compartilhadas se complementavam e o grupo foi crescendo!

Tanta informação, tantas dúvidas e tanta troca! Foi aí que diversos agricultores do grupo entraram em contato conosco e pediram: Existe alguma forma de organizar a informação trocada aqui no grupo? É tão interessante! E se tivesse uma forma de deixar registrado essa troca de conhecimentos para que todo mundo pudesse usar?

Ouvimos nossos amigos agricultores! Hoje em dia todo o conhecimento está organizado e é compartilhado através de uma plataforma de livre acesso para produtores e técnicos cadastrados. Mais do que conectar pessoas, a plataforma está se tornando uma referência e levando informação de qualidade ao pequeno produtor. Em 1 ano de website já conectamos mais de 85.000 usuários. São mais de 1.500 artigos dentro da plataforma, sobre 150 cultivos diferentes. Em apenas 4 meses de divulgação conseguimos mais de 3.500 cadastros na plataforma e esses usuários vêm interagindo desde então com demandas diárias que já chegam a 2.000 interações dentro do site. O potencial de transformação desta rede é enorme e a capilaridade das redes sociais nos possibilita atingir cada vez mais agricultores. E não é só o Brasil que estamos atingindo! Agricultores de países como Angola, Moçambique, Peru e Paraguai já estão acessando nosso site. A ManejeBem é uma rede social que valoriza as experiências dos agricultores, técnicos e pesquisadores, permite a divulgação das suas ideias e os integram na construção e divulgação do conhecimento.

O que é a ManejeBem?

A ManejeBem é uma rede social para agricultores familiares que auxilia na adoção de práticas agrícolas sustentáveis.

 

Como participo?

Basta acessar o site e fazer um simples cadastro! Participe você também! Conheça a ManejeBem e conecte-se à Agricultura Sustentável

 

 

Autora: Juliana Mattana

 

 

Compartilhar
2018-10-03T21:36:26+00:00 03 outubro, 2018|

Comentários

Deixar Um Comentário

Verificação de segurança *