Epagri inova no uso de tecnologias digitais para atender agricultores familiares

//Epagri inova no uso de tecnologias digitais para atender agricultores familiares

Epagri inova no uso de tecnologias digitais para atender agricultores familiares

A Epagri busca inovar continuamente no atendimento às famílias rurais, que estão cada vez mais conectadas. Dentre as tecnologias de destaque estão o Agroconnect, um serviço gratuito de informações meteorológicas que avisa o agricultor sobre condições favoráveis ao surgimento de pragas e doenças nas lavouras, e o Epagri MOB, o aplicativo para dispositivos móveis da Empresa.

Agroconect

O Agroconnect funciona on-line e está disponível no site da Epagri/Ciram. Ele interpola os dados coletados por 234 estações meteorológicas automáticas instaladas na região Sul do Estado e acusa as condições ambientais que favorecem a ocorrência das doenças, gerando avisos para os produtores.

A plataforma apresenta o monitoramento climático de 42 culturas e gera avisos para sete: alface, banana, cebola, maçã, soja, tomate e videira (míldio da videira). O sistema foi desenvolvido pela Epagri/Ciram com a contribuição de agricultores e de pesquisadores de diferentes áreas.

Lançado em 2016, o Agroconnect registrou 147 mil acessos de usuários em 2017 e, este ano, recebe uma média mensal de 20 mil acessos. Para 2019, a Epagri/Ciram planeja lançar um aplicativo e disponibilizar outras novidades, como a previsão de favorabilidade das doenças para três dias, entre outras.

EpagriMOB

Também lançado em 2016,  o Epagri Mob coloca a Epagri nas mãos dos catarinenses. O aplicativo permite ao usuário conhecer os programas da Empresa, o calendário de eventos, as tecnologias desenvolvidas e a produção técnico-científica da equipe. Ele também possibilita download das obras gratuitas editadas pela Epagri e conhecer a lista dos livros que estão à venda. O aplicativo traz ainda a previsão do tempo para o Estado e as reportagens produzidas pela TV SC Agricultura, entre outras informações. A ferramenta foi desenvolvida pela equipe do Departamento Estadual de Gestão de Tecnologia de Informática da Epagri e conta até o momento com quase quatro mil usuários.

Com essas iniciativas, a Epagri busca avançar na inovação dos processos de oferta de serviços aos agricultores familiares, permitindo assim acesso à informação qualificada por parte dos agricultores, a qual resulta em melhor apoio ao processo de tomada de decisão.

Autor – Paulo Arruda – Diretor de Extensão Rural da Epagri, agosto/2018

Compartilhar
2018-08-30T17:05:13+00:00 30 agosto, 2018|

Comentários

Deixar Um Comentário

Verificação de segurança *