Cooperbam de Massaranduba instala secador de frutas com o apoio do NITA

/, Notícias/Cooperbam de Massaranduba instala secador de frutas com o apoio do NITA

Cooperbam de Massaranduba instala secador de frutas com o apoio do NITA

A produção de banana no norte catarinense é uma das atividades mais presentes na agricultura familiar e o segmento busca se modernizar e agregar valor à produção. A Cooperativa dos Bananicultores de Massaranduba (Cooperbam) foi fundada no dia 20 de outubro de 2011, por 22 sócios, mas o movimento iniciou em 2008 por ocasião do projeto de modernização do cultivo da banana. A sede conta com câmaras de climatização onde as frutas dos associados e adquiridas de terceiros, passam pelo processo e seguem para o mercado consumidor no Paraná, Oeste de Santa Catarina, Sul do estado, também para o Rio Grande do Sul e para a rede Cooper.
Com o apoio do NITA a Cooperbam implantou uma secadora de frutas. O objetivo é aproveitar as frutas com perdas significativas na pós-colheita e que não serão comercializadas para fabricar derivados da banana. Segundo o Presidente Célio Jaroczinski a Cooperbam comercializa hoje cerca de 130 toneladas por semana, e o secador veio para auxiliar na expansão da comercialização dos produtos realizados a partir das bananas que não iriam ser aproveitadas “Essa máquina abre novas possibilidades de negócios para a cooperativa e contribui para reduzir o volume de desperdício da banana, sem perder o seu valor nutricional, agregando valor à produção”.
Entre os vários pontos positivos do secador de frutas destaca-se a redução de perdas no pós-colheita, a garantia de rendimento na entressafra, além do preço de venda ser superior ao da fruta in-natura.
A máquina desenvolvida em parceria com a statup QPrime, de Florianópolis, é até 50% mais eficiente do que os sistemas convencionais e mantém a qualidade das frutas após a secagem. O investimento para a instalação do equipamento é de R$ 24,7 mil e o Governo do Estado contribuiu com 80% deste valor. Além do apoio financeiro, a Cooperbam conta com o apoio técnico do NITA que auxilia com orientação desde a instalção e processamento, até informações do mercado.

Compartilhar
2018-07-11T18:29:05+00:00 22 junho, 2018|

Comentários

Um Comentário

  1. Ditmar junho 22, 2018 em 5:32 pm- Responder

    Uma cooperativa que avança no acesso ao mercado.

Deixar Um Comentário

Verificação de segurança *