A CONEXÃO é o combustível máximo da inovação

//A CONEXÃO é o combustível máximo da inovação

A CONEXÃO é o combustível máximo da inovação

Sabemos – porque ouvimos – que “inovar é preciso”, ou que “quem não inova perde”, porém, não sabemos ainda como definir precisamente o conceito sobre inovação. Entender o exato processo e o exato momento sob o qual a inovação acontece é um tema ainda não completamente desvendado. Mesmo assim, há um aspecto fundamental sobre a inovação que nós já conhecemos: ela requer um tipo de ambiente específico, um tipo de interação particular entre os indivíduos e a convergência de muitas disciplinas para florescer sistêmicamente. Ela requer um Ecossistema de Inovação!

Entendemos por Ecossistema de Inovação os ambientes e comunidades capazes de aproximar os elementos fundamentais da inovação, como: conhecimentos, talentos e capital. Juntos e integrados, aumentam as chances de que as pessoas com os ingredientes certos se encontrem na hora certa. Ecossistema é o ambiente que, antes de tudo, promove a conexão entre pessoas, combustível máximo para a inovação.

Nos Ecossistemas de Inovação, tal qual no biológico, as organizações ocupam nichos. As pessoas, por sua vez, interagem e evoluem, como que gerando “novas espécies”, correspondentes a novos produtos e serviços. Tanto nos sistemas biológicos quanto nos humanos e econômicos, a interdependência e evolução entre os elementos é fundamental, já que nenhuma organização tem todos os conhecimentos necessários para o controle do sistema ou para inovar sozinha, mesmo sendo uma grande organização.

Pensando nisso, com foco no nicho da Agricultura e na necessidade de aproximação desta com a área tecnológica, conexões foram feitas, e em 2017 foi firmado um Acordo de Cooperação entre secretarias do Estado de Santa Catarina (da Agricultura e de Desenvolvimento Econômico Sustentável), entre a Academia, as associações tecnológicas e as fundações de amparo e fomento à pesquisa, para juntas criarem o Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (NITA), iniciativa pioneira no Brasil!

Pelo fato da agricultura familiar corresponder a 87% dos estabelecimentos agropecuários de Santa Catarina, no censo de 2006, e responder por 67% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários do estado (no Brasil foram 36%), o NITA surge com o propósito de ser uma rede que conecte todos os envolvidos no Ecossistema de Inovação para a Agricultura Familiar. Seu intuito é o de aproximar, acelerar e dinamizar os processos de desenvolvimento deste nicho, ofertando e adotando de inovações tecnológicas para isso. Deste modo, o NITA busca pela convergência de esforços para acelerar o processo de desenvolvimento e oferta de tecnologias que sejam adequadas a realidade e necessidade da agricultura familiar catarinense, a baixo custo.

Acreditamos que a inovação sistêmica será resultante de conexões em massa. E a conexão acontece a partir de pessoas interagindo e se relacionando. A construção dessas interações e relacionamentos é a parte mais delicada e crítica do processo, pois para se disseminar massivamente precisam estar em um ambiente de confiança, e vemos que o NITA já pode ser considerado este lugar seguro, cuja palavra-chave que o define é a CONEXÃO.

Autoria: Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável

Compartilhar
2018-10-02T14:59:51+00:00 02 outubro, 2018|

Comentários

Deixar Um Comentário

Verificação de segurança *